10 de mai. de 2008

Progresso X Devastação

Revista Rolling Stone, número 19 - abril de 2008

Grata surpresa.
A revista traz a reportagem A devastação do Piauí, com cinco páginas sobre o impacto ambiental do recente progresso econômico no sudoeste do estado. Justamente na região para onde vou.

O repórter Maurício Monteiro Filho aborda duas questões principais: o desmatamento da Serra Vermelha pela empresa JB Carbon e o uso extensivo de lenha na usina da Bunge, em Uruçuí. As empresas são alvo de processos no Tribunal Regional Federal da 1ª Regão, que inclusive embargou as operações de ambas no final de março. Também na região, preocupa o grande crescimento de carvoarias nos municípios de Corrente, Parnaguá e Cristalândia do Piauí.

Além disso, há a estreita relação entre as indústrias que promovem a devastação e lideranças políticas locais, para quem o progresso econômico parece ser defensável a quaisquer custos. Inclusive aventando idéias da separação da região e a criação de um novo estado: o Gurguéia.

No entanto, a reportagem se restringe a contar as denúncias e ouvir o contraditório, ou seja, os representantes dos industriais e os governantes locais. Um ótimo banco de dados de fontes oficiais, mas faltou mostrar as pessoas que ali vivem e como convivem com este dilema de apostar as fichas e depender de um progresso que pode acabar com as riquezas naturais de sua terra.

Para isso, aí vamo nós.