3 de mai. de 2008

O projeto

O sudoeste do Piauí, dividido em várias micro-regiões com características semelhantes, apresenta um recente e relativo desenvolvimento agrícola, principalmente no cultivo de grandes áreas irrigadas. Porém, na mesma região ainda há a mais miserável das pobrezas, na total falta de recursos, sendo o acesso à água o mais atroz.

Historicamente voltada à subsistência em pequenas propriedades, a produção de alimentos na região se transformou com a chegada de grandes fazendeiros, já proprietários de terras mais ao sul do país, com o cultivo principalmente voltado à exportação de grãos e frutas.

No entanto, as transformações não chegaram à estrutura administrativa local, nem acarretaram mudanças significativas no padrão de vida da população nativa. As grandes propriedades se apresentam como verdadeiros enclaves na região, uma vez que toda a lavoura emprega de tecnologia que exige mão-de-obra qualificada e o escoamento da produção é imediato. Impostos à parte, toda a renda e os lucros do cultivo são enviados para fora, e desta forma o comércio e a atividade industrial nas pequenas cidades da região não são estimulados.

As notícias sobre a região (e sobre o sertão nordestino como um todo) veiculadas na grande mídia têm duas formas bem características:

Ou se mostra a seca e o sofrimento dos sertanejos miseráveis que enfrentam a fome e a sede, ou se mostra a “surpreendente” produção agrícola em terras antes consideradas impróprias para o cultivo.

O projeto busca então relacionar estas duas realidades distintas, em um livro de reportagens que se distancia da cobertura factual da mídia nacional. Mais do que mostrar os impactos do último período de estiagem ou os números da última colheita, o objetivo é contar, por meio de depoimentos, a vida na região ao longo das últimas décadas. Ricos e pobres convivendo em um mesmo espaço, mas com claras fronteiras entre suas realidades. Portanto, o produto não se aterá a uma realidade de cada vez, mas sim à malha de contrastes que a sobreposição destas realidades cria.