Superar as dificuldades iniciais
.Não protelar: escrever enquanto as impressões ainda estão vivas.
.Entender a razão de não conseguir escrever: não pontificar nem esconder a verdade.
Dar forma ao livro
.Incipit: começar o livro pela chegada ao lugar da pesquisa e pelas impressões obtidas nos primeiros momentos.
.Relatar a viagem: contar a viagem do início ao fim, e, durante o percurso, descrever lugares e situações, não obrigatoriamente ligadas ao tema da pesquisa, mas deixando aflorar as lembranças.
.Estrutura em capítulos: depois de narrar a viagem, tratar separadamente temas isolados, subdividindo-os em novos capítulos.
Objetividade
.Indicar as fontes: dizer de onde são extraídas as informações e precisar se o seu conhecimento é direto.
.Verificar a confiabilidade: entender como as fontes foram produzidas.
.Comparação: confrontar as fontes mais variadas, recorrendo até à própria experiência.
.Explicar as defasagens entre perguntas e repostas: as respostas mais interessantes às vezes podem ser as falsas ou aproximativas, como também a ausência de resposta.
.Citar documentos: a título de exemplo, transcrever ou reproduzir uma informação.
.Nada de panegíricos: dizer as coisas como são, citando dados de fato, para permitir a qualquer um a possibilidade de formar opinião e expressar um julgamento.
.Expressar a própria opinião: se algo não agrada, deve ser dito.
Veracidade
.Fazer retratos: descrever o aspecto de uma pessoa.
.Descrever cenas: rememorar uma situação, com personagens, ambiente e fundo.