12 de mai. de 2008

Os desafios de produzir na região

G1, 14 de abril de 2008

Duas matérias de Fernando Scheller contam as dificuldades que enfrentam os grandes fazendeiros em Uruçuí. A primeira delas - Produtores de grãos multiplicam área plantada no cerrado nordestino -, mostra como os "gaúchos" - como são conhecidos os novos agricultores na região - multiplicaram em até dez vezes a área plantada no estado.

Segundo uma estimativa do Banco do Nordeste, a colheita de grãos na região deve crescer quatro vezes nos próximos anos, passando de 5 para 20 milhões de toneladas por ano. No entanto, os fazendeiros enfrentam dificuldades para escoar a produção, pois todas as estradas da região se encontram em situação precária.

Mas este não é o único problema para o grandes proprietários. A segunda matéria - Terras do Piauí estão em processo de legalização, dizem agricultores -, também coloca a irregularidade das chuvas e a insegurança jurídica como outros impecílios à produção.

A região acaba de passar por várias inundações, mas nunca se pode descartar a possibilidade de uma seca na próxima safra. De outro lado, grande parte das terras da região ainda necessitam de regulamentação, pois pertencem ao Estado.

Os agricultores que foram para o Piauí reivindicam.
O governo promete mais infra-estrutura e a legalização das terras de cultivo, mas com o clima não há como brigar.

E as populações locais? Pedem o quê?
E em quê podem ser atendidas?

Vamos lá descobrir...