8 de mai. de 2008

Como fazer reportagem - trabalho de campo, parte 2

Observar

.Realizar vistorias: visitar um lugar em hora apropriada para ver como normalmente funciona.

.Prestar atenção nos boatos: dar ouvidos aos mexericos e verificar se procedem, explicar porque os falsos boatos são tidos como verdadeiros.

.Curiosidade pelos grafitos: perguntar-se por que escrevem nos bancos e nas paredes.

.Observar os sinais de diferença social: formas de tratamento, tirar o chapéu, subdivisão de espaços, detalhes da roupa, sinais físicos.

.Reparar na toponímia: prestar atenção no significado dos nomes de lugares e vias.

.Observar os sinais do passado: perguntar-se se o aspecto dos edifícios, a mobília das casas e as conversas das pessoas mantêm a lembrança do passado, e de que modo.

.Usar o olfato: sentir os odores, especificar sua procedência, descrevê-los com palavras de uso comum, estabelecer sua composição química.

.Usar a audição: perceber ruídos, sons e vozes de fundo.

.Usar o tato: tocar com as mãos.

.Usar o paladar: saborear a comida.

Coletar dados

.Consultar fontes escritas: folhear relatórios, atas oficiais, listas, regulamentos e cartas particulares; deduzir os costumes pelos vetos que os proíbem.

.Guardar papéis, catálogos e folhetos: quando possível, pegar e guardar cuidadosamente documentos escritos, folhetos e propagandas.

.Estudar o clima: analisar tabelas meteorológicas, coletar opiniões, relatar a própria experiência, estabelecer comparações entre zonas diferentes; mostrar a influência do clima na vegetação, nas colheitas e no humor.

.Fazer um recenseamento: na falta de fontes confiáveis, fazer recenseamento é útil, não tanto pelos dados estatísticos que pode oferecer, mas por permitir entrar nas casas e encontrar gente.

.Não fazer entrevistas, mas conversar: conversar com quem se encontra na rua, com quem está trabalhando, ou na casa de alguém tomando um chá.

.Levar em conta as crianças: conversar com as crianças e observar suas brincadeiras para compreender, entre outras coisas, o mundo dos adultos.

.Numerar: contar, medir, pesar.

.Redigir inventários: fazer listas de objetos e instrumentos.