19 de jun. de 2008

E tome calor!

Jornal Meio Norte - 18/06/2008 06:44h

B-R-O-bró: altas temperaturas chegam mais cedo ao Piauí

No Piauí, o período conhecido como B-R-O-bró é caracterizado por altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Normalmente, este período acontece nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, mas excepcionalmente este ano a previsão é que o período se inicie mais cedo e se intensifique até o final do ano.

Segundo o meteorologista Mainar Medeiros, as temperaturas registradas hoje já são atípicas e preocupantes, pois já estamos tendo momentos característicos do B-R-O-bró. No mesmo período do ano passado, as temperaturas estavam mais amenas, principalmente porque o clima naquele período apresentava mais vento e mais água precipitável na atmosfera.

Para 2008, as temperaturas previstas são superiores a 42° e a umidade relativa do ar deve ser inferior a 17% em todo o estado. Desde o começo do ano, o Piauí tem registrado um clima completamente diferente do padrão, uma vez que em alguns municípios choveu até cinco vezes a mais que o esperado. Agora o estado registra temperaturas anômalas e uma taxa de umidade já preocupante.

Espera-se uma concentração de radiações infra-vermelhas acima dos padrões normais, aliado à sensação térmica causando abafamento entre 11h e 15h30 do dia e redução dos ventos.

--------
Ps: levar filtro solar!